A “força da inteligência” fez com que a Volkswagen estreasse na categoria de pick-ups médias em 2010. Desde 2005 a montadora já havia se manifestado sobre criar um veículo off-road e desde então começou a trabalhar a ideia. Em 2007 deu-se início a produção lá em General Pacheco, na Argentina e dois anos depois, em dezembro de 2009, a marca apresentou à imprensa mundial as tão esperadas caminhonetes. As Amarok só chegaram ao mercado em abril de 2010. Quem é fã dos rallys já deve ter reparado que as pick-ups que servem de apoio no Dakar são deste modelo e não é por menos. Robustas e imponentes, as Amarok são sinônimo de potência, alto desempenho e segurança, pois se deixa abalar nem nos obstáculos mais difíceis de vencer.
Em seu lançamento foi apresentada na versão cabine dupla com 4 portas e há algum tempo passou a ter a versão com apenas duas também. Ou seja, adaptável à necessidade do condutor. Se você está a procura de um veículo que se adapte bem tanto para o ambiente urbano quanto nas estradas mais difíceis de rodas, essa é uma ótima opção. Sem contar que o espaço interno da Amarok já é bom, e se for na versão de cabine dupla fica ainda melhor.
O QUE VOU ENCONTRAR NA AMAROK?
Com design moderno, a frente da Amarok lembra bastante alguns carros da montadora. Para 2015, chega em seis versões: S Cabine Simples 4x4, S Cabine Dupla 4x4, SE Cabine Dupla 4x4, Trendline, Trendline Automática e Highline Automática.
- S Cabine Simples 4x4: Esse modelo é o ideal para quem gosta de aventura, mas é solteiro, não tem filhos ou pretende usar essa pick-up apenas para o trabalho pelo fato de possuir apenas duas portas e consequentemente, lugar para duas pessoas. Nessa versão a Amarok vem equipada com motor 2.0 TDI Turbo Diesel 140 cv, freio ABS off-road, BAS, RBS, EBD, EDL, Sistema de Controle de Tração. O Volante permite regulagem de altura e profundidade, vem com airbag duplo, ar condicionado Climatic e direção hidráulica. Os retrovisores externos são com ajuste manual, assim como o travamento das portas e o acionamento dos vidros. O limpador de para-brisa é com temporizador variável , desembaçador do vidro traseiro, brake-light com iluminação da caçamba, ganchos de amarração de carga, assoalho com revestimento em borracha e muitos outros itens. Sobre a tração, nessa versão da Amarok é 4x2 traseira permanente ou 4x4 selecionável com reduzida. O câmbio é manual com seis velocidades, rodas em aço 16” e pneus 205 R16. Na caçamba o espaço total é de 3,57 m².
- S CABINE DUPLA 4x4: Mais incrementada, essa versão é ideal para quem tem família um pouco maior, precisa transportar mais do que duas pessoas e necessita de mais espaço interno, além do conforto, já que a cabine dupla comporta até cinco pessoas e vem com quatro portas. Além disso, a versão S Cabine Dupla 4x4 já vem com ISOFIX, que serve para prender a cadeirinha das crianças no banco traseiro. Para mais conforto do motorista e do passageiro da frente, descanso de braço central com porta-objetos. Neste modelo o airbag duplo também já vem de fábrica, além do ABS e ABS Off- Road, sistema de assistência a frenagem, controle de tração, EBD, EDL e RBS. A direção aqui também é hidráulica, tem protetor de carter, para-barro e ar condicionado. Assim como na outra versão, espelhos retrovisores, portas e vidros são com acionamento manual . O motor é 2.0 TDI Turbo Diesel 140 cv com transmissão manual e tração 4x4 selecionável com reduzida. Os pneus e rodas são os mesmos do modelo de cabine simples, porém a caçamba é um pouco menor: 2,52 m².
- SE CABINE DUPLA 4x4: Aqui a configuração de série não muda muita coisa no quesito acessórios, basicamente são os mesmos da versão S Cabine Dupla 4x4. A diferença fica por conta da mecânica e do motor que é mais potente e que na Versão SE Cabine Dupla 4x4 já vem som instalado com entrada para cartão de memória, USB e Bluetooth. O motor é a diesel com quatro cilindros e 16 válvulas, Biturbo e Common Rail. Diferencial no sistema de tração também que é 4x4 4- Motion selecionável com reduzida e sistemas auxiliares EDL e TCS. A direção também é hidráulica e a capacidade da caçamba é a mesma da versão mais simples.
- TRENDLINE: Essa já é uma versão mais top, pois tem alguns itens que nas versões mais simples e baratas não tem e que estão aqui na Trendline. A começar pelo travamento central com controle remoto e sistema de alarme Keyless, sistema de som multimídia RCD 320 e também pelos vidros e travas que nessa versão são elétricos. O design deste modelo é um pouco mais trabalhado, pois os retrovisores são na cor do veículo, além de serem elétricos e aquecidos, frisos cromados na grade do radiador, para-barro, protetor de cárter e rodas de liga leve aro 17” com estepe em aço. Na Trendline o sistema de som é mais poderoso, já vem com piloto automático, motor mais potente – 2.0 TDI Bi-turbo Diesel 180cv e tração 4x4 selecionável com reduzida. A transmissão é manual de seis velocidades. E por falar em velocidade, esse modelo alcança até 183 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
- TRENDLINE AUTOMÁTICA: Ainda mais equipada a Trendline Automática já começa com o diferencial no câmbio, que como o nome já diz, não é manual, é automático e com 8 velocidades. Aqui o detalhe faz a diferença, pois assim como na versão mais simplificada e manual, nesta também há uma gaveta embaixo do banco do motorista com a única diferença que existem tomadas de 12V, uma no painel e outra no console. Os detalhes no interior são cromados, assim como os frisos na grade do radiador e o assoalho é revestido em carpete. O motor da Trendline Automática é 2.0 TDI Bi-Turbo Diesel 180cv com tração 4x4 permanente. A aceleração aumenta em apenas um segundo – de zero a cem em 10,8 segundos- porém atinge uma velocidade um pouquinho menor, 179 km/h.
- HIGHLINE: Top das pick-ups Amarok, a Highline é completona e totalmente equipada se comparada com os modelos mais simples. O motor 2.0 TDI Bi-turbo Diesel 180cv possibilita que se atinjam os 179 km/h. Ela vem com computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade com controle automático de descida e assistente para partida em subida. Nessa versão os bancos são de couro Vienna cinza, já vem com sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além de todos os itens já citados nos outros modelos. O ar condicionado é Climatronic Dual Zone com funções Rest e sensor de partículas. Essa versão é tão moderna que vem até com sensor de chuva e crepúsculo, além de sistema auxiliar de frenagem sob chuva. Aqui, nada de girar a manivela para abrir os vidros, é só apertar um botão e pronto – os vidros são elétricos. As rodas são aro 18” e o estepe é em aço.
“E AÍ, QUER PAGAR QUANTO?”
Calma, não contratamos o rapaz dos comerciais daquela loja e isso não é um desafio. Se você pensa que para ter uma Amarok zero na sua garagem é barato, temos que dizer que não é tanto mas se exclusividade e conforto são a sua praia, vale o investimento. Os valores variam entre R$93.100 a R$144.390 reais, isso se você não optar por incrementar ainda mais seu veículo, por que aí a conta com certeza irá subir.
POR QUE COMPRAR UMA AMAROK E NÃO OUTRA PICK-UP?
- Espaço interno e da caçamba;
- Ideal para quem gosta de carros imponentes na cidade e fortes em terrenos acidentados, pessoas com família de até cinco integrantes ou que curtem pegar uma trilha;
- Tecnologia de ponta e design moderno;
- Tração 4x4 Off-Road;
- Diesel;
- Potência, alto desempenho e segurança.