Francês de nascença, o Clio foi lançado em 1990 na Europa, chegando por aqui importado e com o tempo passou a ter fabricação nacional. Esse veículo é a "entrada" da fabricante, justamente por ser mais barato, econômico e também por sua configuração. Apesar de ser "simples" ele foi o primeiro a vir com airbags duplos de série em todas as versões, freios a disco ventilados, batente hidráulico e suspensão com sub-chassi. De início ele era meio "quadradão", com uma frente mais alongada e reta, assim como sua traseira que não era tão curva como hoje em dia.
Em 2000 ele ganhou uma boa repaginada e ficou mais arredondado com novos desenhos na parte da frente e na traseira, deixando ele mais robusto do que antes. Já em 2003 (linha 2004) o carro ganhou nova grade na dianteira e o símbolo que antes ficava no "bico" do capô passou a integrar a grade que era dividida em duas e a logo ficava bem no meio. Na série para 2006 a Renault deu uma leve redesenhada em suas linhas, com mudança no símbolo que ganhou uma espécie de vincos em volta, assim como na parte traseira, que ficou cromado.
Durante todo esse tempo havia também a versão Sedan que ficou no mercado por vários anos, mas foi descontinuado em 2009 quando chegaram os primeiros modelos do Symbol. Em 2013 outra repaginada o deixou do jeito que conhecemos agora, com linhas mais marcadas, modernas e cada vez mais arredondas, bem diferente daqueles que chegaram por aqui em meados da década de 90. Ficou mais esportivo e em algumas versões até a pintura de faixas que vão da frente até a traseira foram adicionadas, assim como faróis e lanternas maiores e uma grade que atravessa toda a dianteira com um símbolo bem chamativo da marca no centro. Os para-choques foram integrados a lataria e pintados na mesma cor do carro, deixando o visual mais leve e elegante. Se você está procurando por um Clio mais antigo mas não sabe quais são as versões lançadas e motores, nós do SóCarrão vamos te ajudar com isso.
Motores e modelos no Brasil
Motores:
- 1996/1999: 1.6 8V 88cv
- 1996/2004: 1.0 8V 58cv
- 2000/2008: 1.0 16V 74cv
- 2001/2005: 1.6 16v 112cv
- 2005/2009: 1.6 16V 115cv
- 2006/2012: 1.0 16V 77cv
- 2012/2013: 1.0 16V 80cv
Modelos Lançados:
- 1996/2003: RN, RL e RT
- 2003/2009: Authentique, Dynamique, Expression, Egeus, Privilége e Privilége Alizé
- 2009/2012: Campus
- 2013: Authentique e Expression.
LINHA 2015
Para 2015 a Renault lançou três versões do Clio, com duas ou quatro portas e porta-malas de 255 litros, todos com câmbio manual de cinco marchas. Authentique 1.0 16V 2 portas: Apesar de ser a versão de entrada da série, ele traz vários ítens de série e promete brigar de igual para igual com seus concorrentes como o UP! da Volkswagen e o Novo Uno da Fiat, por exemplo. A partir de R$26.680,00 o Authentique vem com pré-disposição para rádio, bancos em tecido "Piano Turquesa", pneus aro 13", retrovisores pretos, iluminação central dianteira, banco traseiro rebatível, para-choques na cor do carro, ABS e airbags duplos, apoio de cabeça com regulagem de altura na dianteira, alarme sonoro de luzes acesas, conta-giros e pneus com calotas integrais de aro 13".
Authentique 1.0 16V 4 portas: Além desses itens da versão com duas portas, a com quatro acompanha computador de bordo com oito funções, GSI e conta-giros, detalhes cromados no painel central, apoios de cabeça reguláveis para quem vai nos bancos de trás, brake light, ABS, airbags e barra de proteção nas laterais. Sai de loja custando a partir de R$28.420,00. Expression 1.0 16V 4 portas: Traz todos os itens de série das outras duas versões e ainda vem com manopla de câmbio com acabamento em alumínio, tecido Bertoneo nos bancos com filetes amarelos, volante com contorno central da logo cromado e desembaçador traseiro. Custa a partir de R$ 30.950,00.
E se eu comprar um Clio, que vantagens eu vou ter?