Compacto, arredondado e econômico. Em 1996 foi lançado na Europa o KA, aposta da Ford no segmento dos populares. Aqui no Brasil o carro chegou em 97 com um valor bem acessível. Para se ter ideia, nesse ano ele custava em torno de R$11.000,00 - valor bem diferente dos atuais. O visual do KA sempre chamou atenção e até apelidos ganhou, como "sapinho" por exemplo. Dizem que a origem das formas desse veículo surgiram de uma inspiração no Egito e que esse nome seria algo que se remete a alma.
Apesar de não ter ganhado tantas modificações ao longo dos anos, o KA caiu no gosto dos brasileiros por seu motor e pela economia gerada. Entre 1997 e 1999 o motor produzido para o veículo era um Endura-E que saiu de linha pouco tempo depois para dar lugar ao Zetec Rocam Flex, nas versões 1.0 ou 1.6. Devido a grande satisfação do público, nesse ano ele foi capa da Revista Autoesporte e ganhou até o título de melhor 1.0. Em 2000 a montadora fez o lançamento do KA Techno, uma edição limitada a 800 unidades que vinham equipadas com rodas de liga leve aro 13", para- choques em tom mais escuro que o da lataria, painel preto e motor RoCam 1.0.Um ano depois mais uma série especial foi lançada. Desta vez ele chegou mais esportivo, com motor mais potente (1.6), rodas de liga leve, saias laterais e aerofólio.
Para essa versão era possível decidir se ele viria com itens como ar quente ou direção hidráulica e a partir disso surgiu a inspiração para lançar o Action. Nesse mesmo tempo surgiu o KA Black com bancos de couro e interior bem particular. Para combinar com essa exclusividade toda foram produzidas apenas 800 unidades com motorização 1.0 e 1.6 Zetec Rocam. Em 2005 chegaram ao mercado os integrantes da mais nova série especial, a MP3 que vinham com leitor para som nesse formato, carroceria pintada na cor preta e detalhes em cinza também com motor 1.0 e 1.6 Zetec RoCam. A diferença é que essa versão acabou se tornando um modelo fixo no catálogo da empresa.
Foi em 2007 que o KA ganhou cara nova e linhas mais modernas, bem diferentes das antigas que eram super redondas. Ele chegou ao mercado como modelo 2008/2009 com motor Flex 1.0 ou 1.6 e recentemente novamente passou por uma repaginada e ganhou até uma versão sedan, o KA+.
VERSÕES PARA 2015
Para 2015 a Ford traz duas versões do carro, totalmente renovadas e com quatro portas, um feito inédito para o carro que por muitos anos permaneceu com apenas duas. Além disso chegaram ao mercado o Novo KA+, versão sedan do compacto.
Se interessou? Fique por dentro do que cada um oferece aqui no SóCarrão!
HATCH
As novas linhas chamam muito a atenção pelo fato de que o carro tenha ficado com uma cara mais esportiva e agressiva, sem perder a sofisticação. Desta vez ele está maior, menos arredondado, com frisos laterais e na traseira, além de ter ganhado uma grade na dianteira maior do que nas outras versões. Na traseira também foi colocado um aerofólio com Brake Light integrado e os para-choques acompanham a cor do veículo. De forma bem resumida, o carro ficou bem mais robusto e menos compacto do que quando surgiu em 1997 aqui no Brasil, mas não se engane por que ele aumentou de tamanho, mas não muito.
Na versão Hatch do KA 2015 você irá encontrar seis versões:
SE 1.0 (R$35.990,00), SE PLUS 1.0 (R$37.990,00), SEL 1.0 (R$ 40.590,00), SE 1.5 (R$ 40.390,00), SE PLUS 1.5 (R$42.390,00) e SEL 1.5 (R$44.490,00).
O que vem em cada uma?
VERSÃO SEDAN: NOVO KA+
Com seu design bem moderno e linhas robustas e fortes, o novo KA+ chegou para brigar de igual para igual com seus concorrentes. Nessa versão os faróis são alongados e oblíquos, traseira esportiva e frente agressiva, pois ganhou grades horizontais integradas ao para-choque do carro. Por dentro, muito espaço e organização. Ela também traz uma infinidade de espaços para organizar seus objetos e traz um toque de sofisticação com sua iluminação Ice Blue, mostradores claros e acabamento sofisticado.
Para 2015 a Ford lançou a novidade em cinco modelos:
SE 1.0 (R$38.890,00), SE PLUS 1.0 (R$40.890,00), SE 1.5 (R$43.290,00), SE PLUS 1.5 (R$45.290,00) e SEL 1.5 (47.890,00).
Quais as vantagens de comprar um KA ou um KA+?