Em sua sexta geração, o Fiesta chegou aqui no Brasil na década de 90, porém sua fabricação começou em 1976. Ele já foi produzido em vários países e hoje ocupa o terceiro lugar no ranking dos mais vendidos da montadora, com o número de mais de 16 milhões de unidades. Por aqui o carro só começou a ser produzido na década de 90 quando já estava em sua quarta geração. Hoje já está na sexta.
Primeira geração
A primeira geração do Fiesta nasceu na Europa e durou entre 1976 e 1983. A transmissão era manual e tinha quatro velocidades. O motor era um OHV Ford Kent. A partir de 77 que as vendas começaram a ser expandidas, começando pelo Reino Unido.
Segunda Geração
Em 83 a Ford fez o lançamento do Fiesta MK2 e as alterações começavam a modificar um pouco mais o veículo. O interior e a traseira foram totalmente renovados e a lateral ganhou novas linhas. Um ano depois o motor OVH 1.3L foi trocado pelo CVH, passando a 1.4 em 1986. Apesar das mudanças a montadora decidiu manter o Kent/Valencia e até fizeram uma versão a diesel. Nessa fase também o carro ganhou nova transmissão CTX CVT em 1987, herdado do Fiat Uno e com 1.1 de potência.
Terceira Geração
Durou oito anos e nessa fase o Fiesta fez muito sucesso, principalmente após o lançamento do Fiesta Mark 3. Nesse período o carro ganhou a versão pick-up em 1991 e foi batizado de Courier. Em 1994 todos os Fiesta que saiam das fábricas era equipados com airbags. Foi em 1995 que os primeiros Fiestas chegaram aqui no Brasil, importados da Espanha. Quem quisesse um desses encontrava nas lojas versões com duas ou quatro portas com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto e módulo eletrônico EEC-IV.
Quarta Geração
A quarta geração dos Fiestas teve seu lançamento anunciado em 1995, mas para os brasileiros tal versão só chegou um ano depois e com fabricação nacional, com o objetivo de mandar embora o Escort Hobby. Debaixo do capô estava um Endura-E 1.0L EFI ou para quem quisesse um pouco mais de potência haviam as opções 1.3L EFI e ZETEC-SE 1.4 16V EFI com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. A série especial Class foi lançada em 1998 com duas portas e direção hidráulica de série. Se antes os airbags eram de fábrica, nessa geração em todos os modelos novos esse item se tornou opcional.
O fim da produção do modelo 1.3L chegou em 1999 e para compensar a montadora decidiu trazer ao consumidor opções em duas ou quatro portas para o Fiesta Class. Faltando pouco tempo para esse ano acabar, a Ford resolveu fazer alterações no visual do carro, o deixando mais agressivo e mais potente com novos motores. Outros acontecimentos também marcaram essa geração, entre eles a saída dos Endura-E e Zetec-SE e a chegada dos motores Rocam 1.0 e 1.6. Além disso, em 2000 novamente o carro passou por mudanças no visual dando espaço para mais uma vez tomar formas mais modernas e mais imponentes, além de propulsores mais fortes e avançados. Aí é que surgiram os modelos GL (para quem quisesse um carro mais simples), GL Glass (intermediário) ou para quem quisesse mais conforto e um pouco de luxo também, a versão GLX com motor 1.6 ( as duas primeiras eram 1.0).
Nesse meio tempo o consumidor poderia encontrar também a versão esportiva batizada de SPORT 1.0 ou 1.6 com acabamentos marcantes em vermelho sólido. O Fiesta Street, outro modelo que se fazia presente nos catálogos da montadora começou a ser produzido em escala bem grande em 2001 e perdurou até 2006.
Quinta Geração
Em 2002 a quinta geração do Fiesta chegou para dar uma cara mais moderna ao carro. Um ano depois foi lançado o New-Edge nas versões Personalité 1.0L, Supercharger 1.0L e Class 1.6L. A nova reestilização só chegou novamente em 2007, especialmente para nós aqui da América do Sul. Mas é claro que novas mudanças viriam pela frente e em 2010 a Ford fez um novo facelift no Fiesta, o deixando parecido com o Fiesta VI europeu que ganhou o nome de Fiesta Rocam e motores 1.0 ou 1.6 8V Flex Rocam.
Sexta Geração
Sabe essa versão que está à venda no momento? Saiba que ela faz parte da sexta geração do Fiesta. Apresentada em 2007 no Salão de Frankfurt, chegou em terras brasileiras somente em 2010. Os primeiros a chegarem foram os modelos do New Fiesta Sedan, já como modelo 2011, ano em que chegaram os hatchs como versão para o ano seguinte. E novamente, para não perder o costume, em 2013 houve nova reestilização do hatch, fabricado no Brasil. O sedan vem do México.
Linha 2015
Os hatchs da nova linha chegam com versões a partir de R$43.990,00 e em seis modelos: S 1.5, SE 1.5, SE 1.6, SE 1.6 POWER SHIFT, TITANIUM 1.6 e TITANIUM 1.6 POWER SHIFT. Se você está procurando um Fiesta, mas ainda não sabe qual seria o melhor para suas necessidades, confira abaixo alguns itens que diferem um do outro e escolha o seu!
NEW FIESTA SEDAN 2015
Comprar um Fiesta é uma boa opção?