Compacto e com linhas mais simplificadas que os outros modelos, o mundo conheço o Uno em 1983, quando foi lançado na Europa. Um ano depois ele chegou por aqui e permanece até hoje entre os carros mais procurados e queridos dos brasileiros. Quando alguém pergunta sobre um veículo relativamente barato e econômico a resposta da maioria das pessoas é o Fiat Uno. No começo ele foi produzido na versão Uno Mille, até mesmo por sua motorização na época. No começo ele vinha na versão três portas com algumas diferenças do modelo europeu. Um exemplo era o estepe que por aqui era acomodado no cofre do motor, que por sua vez, também foi adaptado ao Brasil.
Como o Uno é um carro que teve vários ajustes ao longo dos anos, o SóCarrão foi atrás de informações e selecionou os principais acontecimentos, até mesmo para te ajudar a escolher um modelo bacana e que atenda as suas necessidades, seja ele usado ou zero km.
1984: Chegam ao Brasil os primeiros modelos que iriam substituir o Fiat 147. Nesse ano as versões lançadas foram a S, CS e SX. Algumas pessoas não gostaram do que viam e por isso esse carro ganhou o apelido de “botinha ortopédica” por causa de seu formato. Mesmo contrariando o gosto dos mais exigentes, o Uno deu origem a outras versões como o Prêmio na linha sedan, Elba como station wagon e no segmento das pick-ups e furgões, a Fiorino, que até hoje está sendo produzida.
1987: Chega ao mercado o modelo esporte do Uno, o Sevel 1.5. Com sua pintura diferenciada e acabamento em tecido nos bancos e laterais, vinha com rodas esportivas de liga leve e amortecedores pressurizados que aumentavam a segurança e a estabilidade do carro.
1990: Surge o Uno Mille com motor 1.0L Fiasa e duas portas.
1992: A Fiat lança o Uno Mille Eletronic e surgem as versões S e CS 1.5ie com injeção eletrônica digital monoponto.
1993: Estreia nas ruas do país a nova versão 1.6 MPI, antes chamada de 1.6R. Desta vez ele veio com injeção eletrônica Bosh analógica para dar adeus ao velho carburador.
1994: A Fiat cria o motor com turbocompressor de série e câmbio Termoli.
1996: Devido às mudanças no mercado e as exigências do público, de 1996 em diante permaneceram apenas as versões de entrada do Uno, até mesmo pela chegada do Palio.
2001: O antigo motor Fiasa se despede da linha de produção da Fiat e quem passa a equipar os novos Uno é o motor FIRE.
2004: O Uno ganha uma repaginada nas linhas e no design com alterações na traseira e na dianteira. Novos faróis e lanternas, além de grades e tampa do porta-malas passaram a equipar o veículo.
2005: Nesse ano a Fiat apresenta aos brasileiros o motor Flex. Nasce então a versão Mille Fire Flex.
2006: A montadora disponibiliza o Kit Way com amortecedores alongados, molduras exclusivas com soleiras e caixas de roda em preto fosco, além de ter ficado quatro centímetros mais alto em relação ao chão.
2008: Lançamento do Uno Economy com a quinta marcha alongada, suspensão alterada, válvulas e bielas mais leves e um econômetro no painel, fazendo com que o carro ficasse 10% mais econômico.
2010: Segunda Geração do Uno. Aquele formato quadradinho estilo “caixa de fósforo” deu lugar a um visual mais moderno e arredondado, sem perder a característica de ser um carro compacto mas com um bom espaço interior. O motor foi oferecido nas versões Attractive 1.4 e Way 1.0 ou 1.4, com quatros portas. Nesse ano pode-se dizer que foi um marco para o carro pois se deu início à produção de veículos com motor EVO com abastecimento tanto a álcool quanto gasolina. Porém, o Mille continuou sendo produzido pela montadora até o começo de 2014.
2013: No começo do ano o brasileiro se despediu do Uno Mille. A montadora fez a produção do último um pouco antes da chegada de 2014 e batizou a edição de “Grazie Mille”, limitada a dois mil veículos enumerados e com detalhes bem particulares como tecido bordado nos bancos, número no painel e pedaleiras esportivas. Para deixar o carro ainda mais especial, faróis com máscara negra, frisos e adesivos, rodas de liga leve aro 13” e ponteira esportiva no escapamento deram o toque final.
Uno e Novo Uno 2015
2015 começa cheio de surpresas da Fiat aos fãs da marca. Para este ano serão sete versões do Uno, contando com a nova versão. O design entre elas ficou um pouco diferente e isso dá para se nota logo de cara. O “quadrado redondo” como diz a montadora foi mantido, mas os faróis e lanternas estão de cara nova, assim como o capô, a grade dianteira e os para-choques que deram um ar mais esportivo ao Novo Uno. No Novo Uno 2015 os para-choques ganharam difusores aerodinâmicos, itens que não estão presentes na primeira versão dessa segunda fase do veículo.
Outra novidade no novo modelo é o câmbio Dualogic Plus que pela primeira vez foi pensado para o Uno (as outras versões nunca trouxeram essa opção). Com relação à carroceria, somente o Uno Vivace tem opção de vir com duas portas e motor 1.0 EVO Flex. O Vivace é bem mais básico que seu companheiro da mesma série, mas mesmo assim vem com itens de série como Brake Light, Drive by Wire, HSD, airbags duplo, ABS e EBD, para-choques na cor do carro e rodas de aço estampado aro 13”. Sai de fábrica custando a partir de R$26.760,00. Já o “colega” de linha vem com quatro portas, além de ser mais completo que o anterior. O assoalho é em carpete, traz ganchos de fixação de bagagem no porta-malas, tem inibidor de marcha ré, iluminação branca no quadro de instrumentos e o painel a qual ele pertence é cinza. As rodas são em aço estampado 5.0 aro 13” e um zero tem preço tabelado a partir de R$28.930,00.
Quinteto 2015
Enquanto os “antigos” Uno ficaram no estilo mais basicão o Novo Uno vem com muitos detalhes e acessórios de série. A fabricante lançou cinco modelos, todos com quatro portas e motores 1.0 e 1.4.
Por que optar por um Uno?